sábado, 26 de maio de 2012

Países que falam a Língua Portuguesa

Exercícios sobre objeto direto direto e objeto indireto


Identifique o verbo das orações e classifique os complementos em objeto direto ou objeto indireto.

01. A moça não resistiu ao beijo 
02. O jovem não gosta de música.
03. Desejo-te
 boa viagem.
04. A Leitura amplia a cultura.
05. Que lhe importa o meu ar.

06. Não duvides das verdades divinas.

07. Ele os ensinou a fazer pipas
.
08. 
Daremos apoio ao rapaz.
09. Esse garoto desconfia de todos.
10. Os
 ricos, não os invejo.
11. Ele encontrou o documento
.
12. Eu a
 conheci no baile.
13. 
Escrevi uma carta à minha tia.
14. Pediram-lhe explicações.
15. A
 vitória, conquistei-a após muita luta.
16. O vento da manhã refrescou-a
.
17. O trabalho produz a riqueza
.
18. O Dourado se alimenta de outros peixes
.
19. Aos pobres, nega-lhes tudo.

20. José deseja felicidade a Renata.
21. Entreguei-lhe a carta
.
22. Os policiais nos seguiram.

23As palavras, quem as disse foi Cristo.
24. O agricultor deve ao Banco.
25. O CO2 prejudica o meio ambiente.
26. Carlos gosta de Luciana .


Resumos. 7º ano


Por que resumir um texto? Qual a finalidade?
Bom, a verdade é que se resumo não fosse bom, o professor não insistia em cobrar ou aconselhar que fosse feito!

Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor.

Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos dele. Afinal, não aprendemos com um simples passar de olhos pelas letras! Dessa forma, podemos até dizer que lemos o texto, mas quanto a assimilar...será difícil afirmar que sim!

O fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo.

Expor o texto em um número reduzido de linhas não parece ser fácil? Não se preocupe, a seguir estão alguns passos para se fazer um bom resumo e se dar bem:

- Faça uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral dele;

- Depois, leia o texto por parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo;

- Logo após, faça o resumo dos parágrafos, baseando-se nas palavras-chaves já destacadas anteriormente;

- Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as ideias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas.

- Ao final, faça um resumo geral deste primeiro resumo dos parágrafos e verifique se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma;

- Por fim, analise se os conceitos apresentados estão de acordo com a opinião do autor, porque não cabem no resumo comentários pessoais.
Por Sabrina Vilarinho


Após a leitura detalhada dos conceitos básicos para se fazer um bom resumo. Vamos praticar, resumindo o texto abaixo.

Por Daniela Lessa

Arquitetura da informação é a expressão-chave quando se fala em conteúdo web com qualidade. Aplicar um raciocínio arquitetônico para dispor as informações em sites, portais ou intranets, de maneira organizada e atraente, é determinante para valorizar os textos oferecidos e facilitar sua compreensão.

Essa abordagem é tão essencial porque o grande diferenciador da linguagem de internet em relação à escrita e outras formas de expressão é o hipertexto, ferramenta que elimina linearidade própria de outras formas de discurso. Com o hipertexto, o leitor lê o texto na ordem que quer e escolhe as partes de seu interesse.

O jornalista e publicitário Bruno Rodrigues, autor do livro “Webwrinting: Redação e Informação para a Web”, comenta no texto Escrevendo na web que uma das características da linguagem digital é que o texto deve ser estruturado em camadas, de forma que os diversos públicos tenham acesso às informações que desejam de forma rápida e eficiente.

Ele usa como exemplo a publicação do perfil de uma empresa em sua home page e explica: um estudante do primeiro grau pode precisar, para sua pesquisa de escola, de informações sobre a história da empresa; um jovem de segundo grau talvez se interesse pelas ações de responsabilidade social; e um profissional formado pode querer conhecer as relações comerciais da companhia com o exterior. Com a técnica das camadas é possível organizar um grande volume de informação em pequenos blocos de texto, que tornam a pesquisa ágil e atrativa para todos os públicos.

A explicação de Rodrigues demonstra o quanto a linearidade foi suprimida da rede. No caso, nenhum internauta vai ler todo o perfil da companhia em questão, mas todos deverão obter a informação que procuram. Resumindo, ele aconselha: “Dê preferência a textos curtos, mas não deixe faltar informação”.

Para professora da PUC-SP, Pollyana Ferrari, a principal diferença da linguagem digital em relação à expressão escrita está na forma de hierarquizar a informação, com base em um sistema de referências. Nesse sentido, ela considera que, além da estrutura de camadas, comentada por Rodrigues, o fundamental é saber indexar os dados, criar links adequados e usar palavras que sejam facilmente encontradas pelas ferramentas de busca. “As pessoas precisam entender que a internet – e as intranets – são veículos de comunicação, mas também são bancos de dados, onde o que fica armazenado deverá ser encontrado facilmente”, analisa.

Uma regra aceita pelo mercado web é que qualquer informação deve ser encontrada com até três cliques. Parece fácil, mas na prática a maioria dos sites não segue a orientação. “E isso acontece porque a maioria das pessoas ainda pensa na estrutura do texto para o papel”, destaca Pollyana, que também presta consultoria na área e tem dois livros publicados: “Jornalismo Digital” e “Hipertexto, Hipermídia”.

Segundo a especialista, tanto é difícil pensar em termos de arquitetura da informação que um dos cursos mais procurados atualmente por profissionais da área é o de indexação. O webwriting – ou escrita para o ambiente web – é composto pelo conjunto dos elementos texto, design e tecnologia. “É preciso haver uma integração dos três: texto correto e atrativo, design amigável e conhecimento da tecnologia para explorar melhor as possibilidadades”, resume Pollyana.

Referindo-se ao texto propriamente, Rodrigues ressalta que a escrita para web deve ser informativa e criativa, pode conter certo humor e necessita de um toque de persuasão. Mas fundamentalmente, afirma ele, antes de escrever é preciso pensar, exercitar um raciocínio amplo sobre o ambiente web e a conexão entre o conteúdo e as várias possibilidades de exibi-lo.

Como escrever bem em ambiente web

Estilo – A combinação dos estilos jornalístico e publicitário é o ideal para a internet. Essa mistura agrega ao caráter informativo do jornalismo, um toque de persuasão próprio da publicidade.

Estética – Aproveitar os recursos da internet para valorizar o texto. A parceria afinada entre webwrighting e webdesign é essencial para conseguir resultados de qualidade.

Objetividade – Tanto os textos devem ser curtos, quanto o volume de informação visual deve ser bem dosado. Banners e janelas demais confundem e cansam o internauta.

Correção – A norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada em qualquer meio de comunicação, seja digital, impresso ou eletrônico. Escrever corretamente é o mínimo que se pode exigir de qualquer pessoa que deseje se expressar na web.

Concepção – Texto para web é para web. Jamais transfira um conteúdo pensado para mídia escrita para o ambiente de rede.