sexta-feira, 29 de junho de 2012

As várias faces da "Canção do Exílio"

Como vimos em nossas aulas, a intertextualidade é apresentada de várias maneiras, a conhecida "Canção do Exílio" do poeta Gonçalves Dias, é um dos textos mais revisitados de nossa Literatura. 




Canção do Exílio 

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."

Gonçalves Dias 

Outra Canção do Exílio 

Minha terra tem Palmeiras,
Corinthians e outros times
De copas exuberantes
Que ocultam muitos crimes.
As aves que aqui revoam
São corvos do nunca mais,
A povoar nossa noite
Com duros olhos de açoite
Que os anos esquecem jamais.
Em cismar sozinho, ao relento,
Sob um céu poluído, sem estrelas,
Nenhum prazer encontro eu cá;
Porque me lembro do tempo
Em que livre na campina
Pulsava meu coração, voava,
Como livre sabiá; ciscando
Nas capoeiras, cantando
Nos matagais, onde hoje a morte
Tem mais flores, , nossa vida
Mais terrores, noturnos,
De mil suores fatais.
[...]

Eduardo Alves da Costa


Neste poema o autor de tempos modernos não quer exuberar a beleza do Brasil, mas chamar a atenção para os problemas encontrados hoje nestas terras. De qualquer modo este tema e a intertextualidade possuem varias vozes o que nos remete a certeza de que Gonçalves Dias ainda hoje apresenta muitos seguidores dando inúmeras vozes ao seu poema.

Vejamos o diálogo intertextual com o referido poema de algumas outras obras segundo Rebello (2010):
Na mesma época em Gonçalves Dias criou A canção do Exílio, Casimiro de Abreu também escreveu uma "canção do exílio", como citado acima:
Eu nasci além dos mares:
os meus lares,
Meus amores ficam lá!
- Onde canta nos retiros
seus suspiros,
Suspiros de sabiá!
(...)

Em outro poema, Casimiro de Abreu usa como epígrafe os dois primeiros versos do poema de Gonçalves Dias:
Minha Terra
Minha terra tem palmeiras 
onde canta o sabiá
Todos cantam sua terra, 
também vou cantar a minha
Nas débeis cordas da lira
hei de fazê-la rainha;
(...)

E, no Modernismo, com um tom de crítica, assim escreve Murilo Mendes a sua Canção do exílio:
Minha terra tem macieiras da Califórnia,
onde cantam gaturamos de Veneza.
(...)
Ai quem me dera comer uma carambola de verdade
e ver um sabiá com certidão de idade.

Drummond também escreve a sua Nova canção do exílio, que é dedicada a Josué Montello:
Um sabiá
na palmeira, longe.
Estas aves cantam
um outro canto.
(...)
Só na noite,
seria feliz;
um sabiá,
na palmeira, longe.
(...)
Ainda um grito de vida e
voltar
para onde é tudo belo
o fantástico:
a palmeira, o sabiá,
o longe
.
O poeta Mário Quintana escreve também a sua canção, mas com um olhar bem crítico e irônico:
Minha terra não tem palmeiras...
Em vez de um mero sabiá,
Cantam aves invisíveis
Nas palmeiras que não há.
(...)
Mais recentemente, por volta dos anos 70, Cacaso, satirizando a ditadura, escreve:
Minha terra tem palmeiras 
onde canta o tico-tico
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/intertextualidade-as-multiplas-vozes-na-cancao-do-exilio/66525/#ixzz1zCnCwqfn
 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Exercícios sobre os Verbos 7º ano.

Bom trabalho, alunos. 


VERBO ( Conjugação, Modos, Tempos, Pessoas e Formas Nominais)

1. Leia o texto e circule os verbos.

O bilheteEscrevi mil vezes o bilhete de amor.
E ele virou poema,
provocou delírios,
arrepiou meus cabelos
e ferveu o meu corpo todo. (...)
Elias José 

2. Relacione as colunas de acordo o tempo dos verbos.

( a ) Fervi a água. ( ) presente
( b ) Fervo a água. ( ) pretérito
( c ) Ferverei a água. ( ) futuro

3. Observe os verbos e preencha os espaços de acordo a conjugação a qual eles pertençam:
Virar –  escrever –  girar –  dormir –  ficar –  partir –  sonhar –  crer –  provocar –  querer –  fugir –  conversar – entender-  amar –  sorrir –  orar –  estar –  cair –  fazer –  ir –  ver –  ler –  sair
1ª conjugação ( ):
2ª conjugação ( ): 
3ª conjugação ( ):


4. Escolha 3 verbos de cada conjugação acima e construa frases.

5. Indique em que modo estão os verbos destacados:

a) Quando Érica vem ao clube as crianças se divertem.
b) Essas alunas leem um livro por dia.
c) Se você estudar fará uma boa prova.
d) Retire a sujeira da sala.
e) A gente compreende seus erros.
f) Não coma tão rápido, garoto.
g) Se o médico descobrir a cura da doença ele viverá melhor.

sábado, 2 de junho de 2012

Exercícios para o 8º ano se divertir.


Meninos do 8º ano, os exercícios abaixo serão avaliados em sala de aula. Por isso, não deixem de fazê-los. Bom trabalho. 




1. Identifique e classifique o predicado das orações.



01. José chegou cansado.


02. O espetáculo foi emocionante.


03. Chove bastante na minha região.


04. O professor já corrigiu as provas.


05. Prenderam o ladrão.


06. Monica é muito simpática.


07. Vive-se bem no campo.


08. Perdi minha caneta.


09. Você acha minha caneta feia?


10. Os excursionistas chegaram cansados.


11. Bateram à porta.


12. Estava irritado com as brincadeiras.


13. Compareceram todos atrasados à reunião.


14. Come-se com fartura em sua casa.


15. Foi muito difícil a última questão.


16. Cresceram bastante aquelas árvores.


17. O ônibus saiu atrasado.


18. Anoiteceu.


19. Chegaram os filhos da vizinha.


20. Crê-se em Deus.


2.Complete as lacunas, escolhendo para objeto direto um dos vocábulos da lista abaixo.

1. Inutilizei as..................já escritas.

2. Desenhamos ................................da Itália.


3. Cortei o................................com o canivete.


4. Corrigiu as..............................da primeira série.


5. Desceste as.................................rapidamente.


6. Perdemos o.....................................na sombra.


7. Consertamos nossa............................................


8. Comprarei................................na feira.


9. Teresa quebrou o................................


10. Liguei o ..............................


11. Maria removeu aquela.....................sozinha.


12. Entregaram a...............................do dia.


13. Ganhaste o primeiro..............................no concurso.


14. Paulo vendeu seu...........................................


15. O menino quebrou o...................................................

mapa, redações, lugar, frutas, rádio, vaso, prêmio, correspondência, escritório, escadas, folhas, dedo, enceradeira, braço, mesa


3. Sublinhe o verbo transitivo com um traço e objeto direto com dois.




2. Os elevadores das grandes casas comerciais transportam muitas pessoas de uma vez.

3. Resolvi o complicado problema de matemática.


4. Santos Dumont inventou a aviação.


5. Eles venceram brilhantemente os demais participantes da prova.


6. Ganhamos lindos presentes no Natal.


7. Vovô escreveu um livro de memórias.


8. O repórter fornecia os mínimos detalhes do acontecimento.


9. Encapei meus cadernos com esmero.


10. Este livro contém belíssimas histórias.


11. Arranquei uma folha do meu caderno inutilmente.


12. Os homens dignos ganham dinheiro honestamente.


13. O rei contemplava seus enormes domínios.


14. Estudarei em casa os pontos de Geografia.


15. Não há sabedoria alguma nas linhas deste artigo.



4.Grife o verbo e o objeto indireto, se houver.

1. Agora daremos um avião aos alunos.

2. Acalmamos o negociante aflito.


3. Mandarei as revistas a Maria.


4. Felicitamos o bom aluno.


5. Compreendo você.


6. Protejamos as crianças.


7. Preparas uma surpresa para teus pais?


8. Escolhi um ótimo livro para você.


9. Amparou o paralítico com cuidado.


10. Ofereceu um lápis aos amigos.


11. Alegrava a casa neste momento.


12. Presentearemos devidamente.


13. Escreverei a Paulo na próxima semana.


14. Marta comprou-me o quadro.


15. Não preciso disto.





5. Faça como no exercício número 1. Identifique e classifique os predicados.


1. Comprei uma linda boneca.

2. Magda abriu o pacote, surpresa.


3. O filme é próprio  a menores de 12 anos.


4. A taxa de mortalidade infantil está elevada.


5. A chuva caia fina.


6. Choveu garrafa vazia lá de cima.


7. Trovejou muito.


8. Ele criou um bom enredo para a história.


9. Jovens optam por uma vida mais saudável.


10. O eclipse total do sol começa às oito horas.


11. O cão uivava triste ao luar.


12. Nesse instante um forte trovão abalou os ares.


13. A História é a mestra da vida.


14. A despedida deixava a mãe aflita.


15. Jorge aceitou o trato.


16. Belíssimo realmente é o seu apartamento.


17. As doenças e as guerras ceifam milhares de vida.


18. O menino abriu a porta ansioso.


19. Raros são os verdadeiros líderes.


20. Marta entrou séria.


21. Os alunos saíram da aula alegres.


22. Choviam flores do helicóptero.


23. À noite, eu e Rodrigo iremos ao cinema.


24. Ele trovejava impropérios sobre a turba.


25. Quebraram a lanterna do meu carro.


26. Subitamente, pararam todos.


27. Estavam com fome.


28. Aproximou-se então uma menina.


29. Soou na escuridão uma pancada seca.


30. A criança entrou no quarto feliz. ®Sérgio.

Exercitando os conceitos vistos sobre os Substantivos


1. Em: a) “os gregos saíram de dentro do cavalo”
        b) Os cavalos gregos assustaram o inimigo.

Qual é a classe gramatical das palavras sublinhadas.
___________________________________________________________

2. Marque a única opção em que o adjetivo “Velho” tem função de substantivo:
(   ) O seu tio era velho. (   ) O velho não gostava de jogar damas.  
(   ) Era um armário velho e empoeirado.

3. Leia o texto e responda às questões a seguir:
A Bailarina
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina tão pequenina quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
(Cecília Meireles)

a) Retire do texto dois substantivos comuns.
______________________________________________________

4. O substantivo coletivo de: viajantes, examinadores e aves é:
a) caravana, assembléia e concílio
b) caravana, banca e bando
c) congresso, bando e banca
d) congresso, concílio e assembléia
5.      Substitua, nas frases abaixo, o substantivo próprio por um substantivo comum,  
mantendo o sentido da frase.

a)        Maria sempre leva seus filhos para brincar no Hopi-Hari.

b)        Comprei um par de Havaianas para ir à praia.

c)        Juliana sempre pede para a mãe comprar Trakinas.

d)        Todo dia tomo leite com Toddy no café da manhã.

6.      Observe os substantivos em destaque e escreva para os substantivos concretos e para os substantivos abstratos.

(    )  Guardar dinheiro  quando se é jovem é uma segurança para a velhice.
(    )  O segurança era muito forte e alto.
(    )  Sempre que estou em casa, sinto que estou em segurança.
(    )  A felicidade é um sentimento que completa o ser humano.
(    )  Dona Felicidade fez o melhor bolo de chocolate que já comi.
(    )  Rosa é uma ótima professora.
(    )  A rosa é uma das mais lindas flores da nossa flora.

7. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. COMUM        (   ) É aquele que particulariza um ser da espécie. Possuem
                             nomes próprios, principalmente:
2. PRÓPRIO       (   ) É aquele que indica seres dependentes de outros seres
3. CONCRETO  (   ) É aquele que dá origem a outras palavras.
4. ABSTRATO   (   ) É aquele que indica um nome comum a todos os seres da
                             mesma espécie.
5. PRIMITIVO   (   )É aquele que indica seres reais ou imaginários, de
                             existência independente de outros seres
6. DERIVADO   (   )É aquele que se origina, que se forma de outra palavra.
                             pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria (derivados da pedra)
                             terreno, terreiro terráqueo, subterrâneo (derivados de terra)
7. COLETIVOS  (   )É aquele formado de apenas um radical
8. COMPOSTO   (   ) É aquele formado de dois ou mais radicais
9. SIMPLES        (   )  Embora no singular, indicam uma multiplicidade de seres da mesma espécie

Por Cristiane Toledo

Substantivos Coletivos


Eis os principais substantivos coletivos:
Substantivo coletivo

Conjunto de:
assembleiapessoas reunidas
alcateialobos
acervolivros
antologiatrechos literários selecionados
arquipélagoilhas
bandamúsicos
bandodesordeiros ou malfeitores
bancaexaminadores
batalhãosoldados
cardumepeixes
caravanaviajantes peregrinos
 cacho frutas
 cáfila camelos
cancioneiro canções, poesias líricas
 colmeia abelhas
 chusma gente, pessoas
 concílio bispos
 congresso parlamentares, cientistas.
 elenco atores de uma peça ou filme
 esquadra navios de guerra
 enxoval roupas
 falange soldados, anjos
 fauna animais de uma região
 feixe lenha, capim
 flora vegetais de uma região
 frota navios mercantes, ônibus
 girândola fogos de artifício
 horda bandidos, invasores
 junta médicos, bois, credores, examinadores
 júri jurados
 legião soldados, anjos, demônios
 leva presos, recrutas
 malta malfeitores ou desordeiros
 manada búfalos, bois, elefantes,
 matilhacães de raça  
 molho chaves, verduras
 multidão pessoas em geral
 ninhada pintos
 nuvem insetos (gafanhotos, mosquitos, etc.)
 penca bananas, chaves
 pinacoteca pinturas, quadros
 quadrilha ladrões, bandidos
 ramalhete flores
 rebanho ovelhas
 récua bestas de carga, cavalgadura
 repertório peças teatrais, obras musicais
 réstia alhos ou cebolas
 romanceiro poesias narrativas
 revoada pássaros
 sínodo párocos
 talha lenha
 tropa muares, soldados
 turma estudantes, trabalhadores
 vara porcos